Turma
O presente documento tem como objetivo fundamental enquadrar a turma num perfil social e cultural, partindo de um tratamento de dados genéricos e quantitativos para poder obter, com base no contacto proximal, um conhecimento individual e qualitativo do aluno, dentro deste contexto que procuro descrever.
O documento que utilizei para recolher estes dados foi, em consonância com o Núcleo de Estágio de Educação Física, a “Ficha de Caracterização Individual”, que foi preenchida no decorrer da aula com a minha supervisão e orientação.
Esta ficha foi dividida em 4 tópicos fundamentais, sendo eles: os “Dados Pessoais” dos alunos; Dados do “Encarregado de Educação; Informações sobre o “Agregado Familiar” e “Informações sobre ti”. Este último ponto foi subdividido na “caracterização escolar”, nas “deslocações” para a escola, “saúde e alimentação”, “prática desportiva” e “tempo livre”. Paralelamente aos tópicos referidos, o questionário integrou uma pergunta, que estava fundamentada na necessidade de saber, de grosso modo, de que forma foram interpretadas as vivencias dos alunos no âmbito da Educação Física e as suas preferências. Assim sendo, enunciamos a pergunta da seguinte forma: “O que é para ti a Educação Física? Quais as atividades que mais gostas de realizar?”.
Estes dados vão permitir uma análise detalhada dos alunos, das suas envolvências e daquilo que poderá eventualmente condicionar a sua aprendizagem. Cabe-me a mim, como professor, esforçar-me para amortizar estas diferenças de oportunidades e fazer com que todos possam ter uma aprendizagem efetiva.
Contudo, pretendo complementar estas informações com o conhecimento de cada aluno, daquilo que o afeta, daquilo que o motiva. Esses detalhes são fundamentais, a meu ver, para o desenrolar da acção pedagógica.