Meio
As derradeiras três décadas foram decisivas para o desenvolvimento da freguesia de Ramalde. As características de ancestralidade deram lugar a um ciclo de modernização, que permitiu uma evolução significativa em muitos aspectos.
Localizada na parte oriental da cidade, foi por cá que se instalou um pólo de desenvolvimento industrial, que, naturalmente, se foi diversificando, até se transformar numa enorme zona empresarial abrangendo a mais vasta gama de todas as actividades.
Simultaneamente, também a população foi crescendo com a instalação de uma série de complexos habitacionais que torna, hoje, Ramalde a freguesia com mais bairros camarários de todo o Concelho.
Actualmente, vivem em Ramalde cerca de 53 mil pessoas distribuídas por uma área de cerca de 580 hectares confinados, a Norte, pelo concelho de Matosinhos, a Sul pela freguesia de Lordelo do Ouro, a Este pelas freguesias de Paranhos e Cedofeita, e a Oeste pela freguesia de Aldoar.
Atento a todo este desenvolvimento, o actual Executivo tem acompanhado este imparável crescimento com as adequadas medidas de alcance social, de maneira a proporcionar a todos os que vivem em Ramalde uma qualidade de vida de acordo com as capacidades de uma freguesia em constante crescimento.
ramalde_livro_caracterizacao.pdf (397,1 kB)
Referência Bibliográfica:
https://www.jf-ramalde.pt/aspx/paginas.aspx?id=11