Avaliação Sumativa
1º Período
Avaliação – 1º Período
Nº |
Nome |
Andebol (%) 75% |
Registos de Presenças 5% |
Registos Comportamentais (0-5) 20% |
Nota percentagem (%) |
Nota Final (0 – 5) |
|||
Faltas |
Atrasos |
F. Material |
Comportamento |
Empenho |
|||||
1 |
Afonso Faceira da Fonseca Cardoso |
65.7 |
0 |
0 |
0 |
1 |
1 |
54.3 |
3- |
2 |
Afonso Guimarães Madureira Rocha |
70 |
2 |
2 |
0 |
2 |
3 |
62.5 |
3 |
3 |
Alexandra Pereira de Jesus Morais |
67.1 |
0 |
2 |
0 |
3 |
3 |
64.8 |
3 |
5 |
Ana Sofia Ramos Costa |
71.4 |
0 |
2 |
0 |
2 |
2 |
64.1 |
3 |
6 |
Bruna Alves Freitas |
45.7 |
0 |
2 |
1 |
2 |
1 |
42.8 |
2+ |
7 |
David Bushkovskiy |
48.6 |
0 |
0 |
1 |
1 |
1 |
44 |
2+ |
8 |
Diogo Matos Gorito |
81.4 |
0 |
0 |
0 |
4 |
5 |
84.1 |
4+ |
9 |
Filipa Cunha da Silva |
61.4 |
0 |
0 |
0 |
5 |
4 |
69.1 |
3+ |
10 |
Francisco Maria Sereno Reis |
55.7 |
0 |
0 |
0 |
1 |
2 |
52.8 |
3- |
11 |
Inês Pereira Seabra |
61.4 |
0 |
0 |
0 |
5 |
3 |
67.1 |
3+ |
12 |
Joana Rodrigues Arez |
61.4 |
0 |
1 |
0 |
3 |
3 |
61.6 |
3 |
13 |
João Duarte Leite Martins |
57.1 |
1 |
1 |
0 |
3 |
2 |
55.3 |
3 |
14 |
João Moreira Santos Lima |
67.1 |
1 |
0 |
0 |
3 |
4 |
67.8 |
3+ |
15 |
José Francisco Sarmento Coelho |
64.3 |
0 |
0 |
0 |
1 |
2 |
59.2 |
3 |
16 |
Luís Barrias Ferreira Alves |
37.1 |
0 |
2 |
0 |
2 |
1 |
36.3 |
2 |
17 |
Manuel Carlos C.O. Bento Junqueira |
72.9 |
0 |
0 |
0 |
3 |
4 |
73.7 |
4 |
18 |
Maria Luísa C.B. Proença Carvalho |
61.4 |
0 |
2 |
0 |
3 |
2 |
58.6 |
3 |
19 |
Maurício Fonseca Cardoso |
47.1 |
1 |
0 |
1 |
1 |
2 |
43.3 |
2+ |
20 |
Miguel José L.M. Jordão Duarte |
65.7 |
0 |
0 |
1 |
3 |
4 |
66.8 |
3+ |
21 |
Miguel Oliveira Ribeiro |
67.1 |
0 |
0 |
0 |
3 |
4 |
69.3 |
3+ |
22 |
Osvaldo Lemos Magalhães |
70 |
0 |
0 |
1 |
2 |
1 |
62 |
3 |
23 |
Pedro Diogo Pacheco Pereira |
42.9 |
1 |
0 |
1 |
3 |
1 |
42.2 |
2+ |
24 |
Sofia Estudante Ribeiro |
80 |
1 |
0 |
0 |
5 |
4 |
82 |
4+ |
25 |
Susana Beatriz Murillo Cunha |
82.9 |
0 |
1 |
0 |
4 |
4 |
82.2 |
4+ |
26 |
Tiago Jorge C. Carvalho Martins |
70 |
1 |
0 |
0 |
1 |
2 |
62 |
3 |
27 |
Tiago Manuel da Rocha Couraceiro |
61.4 |
0 |
1 |
0 |
3 |
4 |
64.1 |
3 |
28 |
Vasco Dias Lopes |
58.6 |
2 |
0 |
0 |
2 |
2 |
54 |
3- |
29 |
Inês Freitas |
70 |
0 |
1 |
0 |
4 |
3 |
70.5 |
4 |
Justificação
A Ficha de Avaliação Final faz uma síntese das aprendizagens realizadas pelo aluno. É um balanço final do trabalho desenvolvido pelo mesmo e reflete a qualidade do processo de ensino e de aprendizagem, sintetizando num juízo globalizante o grau de desenvolvimento dos conhecimentos, competências, capacidades e atitudes do aluno, no final de um período de ensino e aprendizagem. E ao contrário da avaliação inicial ou formativa, esta atribui uma classificação/nota ao aluno.
Esta Ficha de Avaliação Final tem o mesmo formato que a Ficha de Avaliação Inicial. Apresenta todos os conteúdos da disciplina e avalia o aluno de acordo com os critérios de classificação que este consegue cumprir, permitindo assim, ver se o mesmo melhorou e ascendeu quanto ao nível de desempenho em que se situava no primeiro momento de avaliação.
Sou apologista de que a avaliação dos alunos não se deve apenas cingir ao seu comportamento motor durante as aulas, decidi, por isso, englobar mais duas componentes de forma a completar e enriquecer a avaliação dos alunos, tornando-a mais justa.
Pretendo com a elaboração do presente documento sumarizar o registo de avaliação dos alunos ao longo deste primeiro período referente à Unidade Temática de Andebol. Este registo integra a Avaliação Motora da modalidade de Andebol, com um peso de 75% na avaliação final e onde é também comtemplada a dimensão cognitiva e de compreensão do jogo, já que os alunos não realizaram prova escrita. O registo de presenças às aulas (pontualidade, assiduidade, material) foi valorizado com 5 pontos percentuais. Por fim, os registos comportamentais, foram cotados em 20%, subdividindo-se no empenho nas aulas (10%) e no comportamento dos alunos (10%). Esta última dimensão adquire um peso significativo, já que existem alunos com boa execução motora que não têm um bom comportamento e dedicação em contexto de aula.
Para a realização do processo de avaliação, foram retiradas durante as aulas notas sobre o desempenho motor dos alunos. Para a avaliação motora, foram elaboradas e completadas fichas motoras durante as aulas em dois momentos distintos da unidade temática, desde logo na avaliação inicial na e avaliação final ou sumativa, que aqui figura. Para além disso foi cultivado um sistema de avaliação formativa que complementar e intercala estas duas fases, mas que não foi sujeito a registo formal.
O registo de presenças foi feito com base no mapa de assiduidade que acompanha a fase inicial da aula, aquando da chamada e que serve de registo para qualquer incidência.