Avaliação Sumativa

1º Período

Avaliação Final.docx (84 kB)

Avaliação – 1º Período

Nome

Andebol (%)

75%

Registos de Presenças

5%

Registos Comportamentais (0-5)

20%

Nota percentagem (%)

Nota Final

 (0 – 5)

Faltas

Atrasos

F. Material

Comportamento

Empenho

1

Afonso Faceira da Fonseca Cardoso

65.7

0

0

0

1

1

54.3

3-

2

Afonso Guimarães Madureira Rocha

70

2

2

0

2

3

62.5

3

3

Alexandra Pereira de Jesus Morais

67.1

0

2

0

3

3

64.8

3

5

Ana Sofia Ramos Costa

71.4

0

2

0

2

2

64.1

3

6

Bruna Alves Freitas

45.7

0

2

1

2

1

42.8

2+

7

David Bushkovskiy

48.6

0

0

1

1

1

44

2+

8

Diogo Matos Gorito

81.4

0

0

0

4

5

84.1

4+

9

Filipa Cunha da Silva

61.4

0

0

0

5

4

69.1

3+

10

Francisco Maria Sereno Reis

55.7

0

0

0

1

2

52.8

3-

11

Inês Pereira Seabra

61.4

0

0

0

5

3

67.1

3+

12

Joana Rodrigues Arez

61.4

0

1

0

3

3

61.6

3

13

João Duarte Leite Martins

57.1

1

1

0

3

2

55.3

3

14

João Moreira Santos Lima

67.1

1

0

0

3

4

67.8

3+

15

José Francisco Sarmento Coelho

64.3

0

0

0

1

2

59.2

3

16

Luís Barrias Ferreira Alves

37.1

0

2

0

2

1

36.3

2

17

Manuel Carlos C.O. Bento Junqueira

72.9

0

0

0

3

4

73.7

4

18

Maria Luísa C.B. Proença Carvalho

61.4

0

2

0

3

2

58.6

3

19

Maurício Fonseca Cardoso

47.1

1

0

1

1

2

43.3

2+

20

Miguel José L.M. Jordão Duarte

65.7

0

0

1

3

4

66.8

3+

21

Miguel Oliveira Ribeiro

67.1

0

0

0

3

4

69.3

3+

22

Osvaldo Lemos Magalhães

70

0

0

1

2

1

62

3

23

Pedro Diogo Pacheco Pereira

42.9

1

0

1

3

1

42.2

2+

24

Sofia Estudante Ribeiro

80

1

0

0

5

4

82

4+

25

Susana Beatriz Murillo Cunha

82.9

0

1

0

4

4

82.2

4+

26

Tiago Jorge C. Carvalho Martins

70

1

0

0

1

2

62

3

27

Tiago Manuel da Rocha Couraceiro

61.4

0

1

0

3

4

64.1

3

28

Vasco Dias Lopes

58.6

2

0

0

2

2

54

3-

29

Inês Freitas

70

0

1

0

4

3

70.5

4

 


 

Justificação

 

 

A Ficha de Avaliação Final faz uma síntese das aprendizagens realizadas pelo aluno. É um balanço final do trabalho desenvolvido pelo mesmo e reflete a qualidade do processo de ensino e de aprendizagem, sintetizando num juízo globalizante o grau de desenvolvimento dos conhecimentos, competências, capacidades e atitudes do aluno, no final de um período de ensino e aprendizagem. E ao contrário da avaliação inicial ou formativa, esta atribui uma classificação/nota ao aluno.

Esta Ficha de Avaliação Final tem o mesmo formato que a Ficha de Avaliação Inicial. Apresenta todos os conteúdos da disciplina e avalia o aluno de acordo com os critérios de classificação que este consegue cumprir, permitindo assim, ver se o mesmo melhorou e ascendeu quanto ao nível de desempenho em que se situava no primeiro momento de avaliação.

Sou apologista de que a avaliação dos alunos não se deve apenas cingir ao seu comportamento motor durante as aulas, decidi, por isso, englobar mais duas componentes de forma a completar e enriquecer a avaliação dos alunos, tornando-a mais justa.

Pretendo com a elaboração do presente documento sumarizar o registo de avaliação dos alunos ao longo deste primeiro período referente à Unidade Temática de Andebol. Este registo integra a Avaliação Motora da modalidade de Andebol, com um peso de 75% na avaliação final e onde é também comtemplada a dimensão cognitiva e de compreensão do jogo, já que os alunos não realizaram prova escrita. O registo de presenças às aulas (pontualidade, assiduidade, material) foi valorizado com 5 pontos percentuais. Por fim, os registos comportamentais, foram cotados em 20%, subdividindo-se no empenho nas aulas (10%) e no comportamento dos alunos (10%). Esta última dimensão adquire um peso significativo, já que existem alunos com boa execução motora que não têm um bom comportamento e dedicação em contexto de aula.

Para a realização do processo de avaliação, foram retiradas durante as aulas notas sobre o desempenho motor dos alunos. Para a avaliação motora, foram elaboradas e completadas fichas motoras durante as aulas em dois momentos distintos da unidade temática, desde logo na avaliação inicial na e avaliação final ou sumativa, que aqui figura. Para além disso foi cultivado um sistema de avaliação formativa que complementar e intercala estas duas fases, mas que não foi sujeito a registo formal.

O registo de presenças foi feito com base no mapa de assiduidade que acompanha a fase inicial da aula, aquando da chamada e que serve de registo para qualquer incidência.